HIPERTENSÃO ARTERIAL

A hipertensão arterial, ou popularmente conhecida como pressão alta, é uma doença crônica caracterizada pela elevação sustentada dos níveis pressóricos, ou seja, quando os valores de pressão sanguínea máxima e mínima são iguais ou maiores que 140/90 mmHg, ou 14 por 9. Isso faz com que o coração se esforce mais para bombear e distribuir o sangue corretamente pelo corpo.

Segundo dados da Sétima Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial, no Brasil, a hipertensão arterial atinge 32,5% (36 milhões) de indivíduos adultos, mais de 60% dos idosos e contribui direta ou indiretamente para 50% das mortes por doença cardiovascular.

Na maioria dos casos, a hipertensão é hereditária, ou seja, é herdada dos pais. Mas existem diversos fatores que podem influenciar nos níveis de pressão arterial e causar a doença, como: obesidade, estresse, envelhecimento, sobrepeso e obesidade, consumo exagerado de sal associados a hábitos alimentares não adequados, e sedentarismo.

É de suma importância medir a pressão arterial regularmente, uma vez que geralmente a hipertensão é silenciosa e essa é uma das poucas formas de diagnosticar. Além disso, há outros sinais que podem alertar sobre alterações na função de bombeamento do sangue, como: tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão.

As principais complicações decorrentes da hipertensão são: derrame cerebral, também conhecido como AVC, infarto agudo do miocárdio, doença renal crônica e aneurisma. Além disso, a hipertensão pode levar a uma hipertrofia do músculo do coração, causando arritmia cardíaca. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 388 pessoas morrem todos os dias no Brasil por causa dessa doença.

A pressão alta é uma doença que não tem cura, mas pode ser controlada. Esse controle pode ser realizado por meio de medicamentos orientados por um profissional da saúde adequado, ou por meio da adoção de um estilo de vida mais saudável, como mudança de hábitos alimentares, redução do consumo de sal, atividade física regular, não fumar, consumo de álcool com moderação, checkups regulares, entre outros.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *