Pilares para uma vida mais saudável

Existem alguns indicadores que, quando valorizados e trabalhados devidamente, promovem o bem-estar e uma vida mais saudável. Esses são os ditos pilares da qualidade de vida, conforme você verá a seguir:

1- HIGIENIZAÇÃO: É a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde. A correta higienização serve para remover a sujidade, suor, oleosidade, pêlos, células descamativas e a microbiota da pele, interrompendo a transmissão de infecções veiculadas ao contato. Dessa forma, várias doenças contagiosas, virais e bacterianas, podem ser evitadas com a adoção de hábitos de higiene mais adequados.

2- ALIMENTAÇÃO: Os alimentos são utilizados como fonte de energia celular para que possamos realizar nossas atividades diárias. Portanto, os alimentos escolhidos para nos alimentarmos são como combustíveis para o funcionamento do nosso organismo, assim uma alimentação equilibrada é extremamente importante para a manutenção da saúde física e mental de qualquer pessoa.

3- SONO DE QUALIDADE: É durante o sono que várias reações químicas acontecem para aproveitar os nutrientes recebidos durante o dia, eliminar toxinas e liberar hormônios que regulam as funções orgânicas. Além disso, uma boa noite de sono reflete muito no nosso dia a dia. Indivíduos que dormem pouco, constantemente, apresentam irritabilidade, insônia, estresse, mau humor e apatia, sinais de que esse pilar está desequilibrado.

4- ATIVIDADE FÍSICA: A prática de atividades físicas impede a evolução de certas doenças, como a obesidade, e promove o bem-estar. Ao praticar um exercício físico, o organismo produz endorfina, a qual é uma substância responsável por proporcionar satisfação, além de ter propriedades antidepressivas. 

5- EXAMES REGULARES: A realização de exames regulares permite o diagnóstico precoce de doenças, proporcionando chances maiores de tratamento e cura, fornecendo assim ao paciente um aumento da taxa de sobrevida, uma vez que possibilita a intervenção antes do desenvolvimento da doença. Além disso, os exames de análises clínicas permite a averiguação dos parâmetros considerados normais quando o organismo está saudável

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *