Colesterol X Triglicerídeos

A relação entre o colesterol e os triglicerídeos é que ambos são os principais tipos de gordura existente em nosso organismo. São conhecidos popularmente como gorduras maléficas, mas, na verdade, são essenciais para o funcionamento do corpo.  Ambos não conseguem se dissolver no sangue, então circulam ao longo do organismo com a ajuda de proteínas que transportam os lipídios (lipoproteínas). Além disso, podem ser adquiridos por meio da alimentação ou produzidos pelo próprio organismo.

O colesterol é sintetizado de modo permanente em todo o organismo e é um componente essencial das membranas das células e lipoproteínas, além de ser um precursor para a síntese de hormônios esteróides e ácidos biliares. E é também o principal lipídeo associado à doença vascular aterosclerótica. Além disso, o colesterol apresenta também em circulação subtipos, conhecidos como LDL, HDL e VLDL.

O LDL é a lipoproteína responsável por realizar o transporte do colesterol para os tecidos, onde ele exerce uma função fisiológica, como por exemplo, a síntese de esteroides. Sua concentração tem relação direta com o aumento do risco de aterosclerose, por isso é conhecido popularmente como colesterol ruim.

O HDL é uma lipoproteína de densidade alta que faz o transporte reverso do colesterol, transportando-o dos tecidos para o fígado, onde será metabolizado, diminuindo os níveis de colesterol nas artérias. Assim, a prevalência das doenças vasculares é maior em pacientes que apresentam níveis baixos de HDL, sendo, portanto, conhecido como o colesterol bom.

E o VLDL é uma subclasse de lipoproteína e é fabricado no fígado a partir de colesterol e apolipoproteínas. Na corrente sanguínea o colesterol VLDL é convertido em LDL. A função do VLDL no organismo é o transporte interno para os lipídeos e valores séricos aumentados de VLDL são indicativos também de risco de aterosclerose.

Já os triglicerídeos servem como uma reserva de energia, podendo ser estocados no nosso tecido adiposo, dentro das células de gordura, para serem utilizados diante de alguma necessidade energética. Estão presentes em vários alimentos, especialmente nos alimentos ricos em carboidratos, mas a maior parte que circula no sangue costuma ser produzida pelo nosso próprio organismo, através do fígado.

Os triglicerídeos podem ser encontrados na corrente sanguínea de forma livre ou através do colesterol, o VLDL. Em alta concentração no sangue, aumenta o risco de doenças cardiovasculares e outros problemas de saúde.

As medições de triglicerídeos são utilizadas para o diagnóstico e tratamento de doentes com pancreatite aguda e crônica, diabetes mellitus, nefrose, obstrução biliar extra hepática e outras doenças que envolvem o metabolismo dos lipídeos ou outras desordens endócrinas. Além disso, clinicamente, os ensaios de triglicerídeos são utilizados para classificar as várias desordens lipoproteicas genéticas e metabólicas, e na avaliação dos fatores de risco para a arteriosclerose e doença da artéria coronária.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *